O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO TECNOLÓGICO NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Este artigo circunscreve-se na área de tecnologias na educação como recurso de aprendizagem colaborativa, especificamente na análise dos resultados de um projeto realizado em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, elaborado para otimizar o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola, especialmente o computador. A prática pedagógica utilizada valeu-se de recursos, ações e atitudes que valorizaram o sujeito como ser social, que respeitou a sua realidade histórica/cultural e favoreceu o crescimento individual e coletivo desenvolvendo habilidades e competências para atuar na sociedade transformando-a em busca do caminho civilizatório. Os recursos tecnológicos da informação e da comunicação foram excelentes aliados à prática pedagógica. A postura do professor como mediador, instigador e facilitador suscitou a curiosidade natural das crianças. O tema do referido projeto intitulado “Conhecimentos Científicos e Tecnológicos para Educar e Transformar” surgiu da necessidade de se desenvolver uma cultura de educação colaborativa e de respeito ao trânsito, pelo fato de, recentemente as ruas próximas à escola terem recebido pavimentação asfáltica, aumentando o tráfego de veículos motores e conseqüentemente, os riscos dos pedestres e condutores de veículos. O projeto que apropriou-se de recursos tecnológicos e conhecimentos científicos para criar uma consciência de responsabilidade coletiva interferiu no desenvolvimento de habilidades e competências de cidadania e principalmente na formação para a convivência harmoniosa entre os seres. Também garantiu ao aluno o desenvolvimento da linguagem, da expressão, da cultura, da capacidade de justificar opiniões e de tomar atitudes, de saber ouvir e compreender a diversidade de opiniões fazendo-se entender e questionar a realidade em que vive e intervir na historicidade social de seu tempo. O referido projeto foi elaborado e desenvolvido com bases teóricas construcionistas de Papert (1985) construtivistas de Piaget (1998) e sociointeracionistas de Vygotsky (1996). Também foram utilizadas as idéias de Luckesi e Perrenoud em relação à avaliação e a maneira de ensinar, bem como as idéias de Almeida (2006), Moran (2007) e Valente (1993) por se tratar de um projeto que instigou o aluno à pesquisa, à reflexão e à auto avaliação dentro de uma visão democrática, participativa e de aprendizagem colaborativa. Do mesmo modo este trabalho também será elaborado à luz dos teóricos acima relacionados.
Palavras-chave: Computador. Papel do Professor. Aprendizagem Colaborativa.

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